Câmbio automático variando na subida
Started by Ricardo


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Ricardo
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20-07-2017, 10:27 PM -
#1
Um problema do carro na parte mecânica é o câmbio automático. Em subidas sinuosas o câmbio fica meio "louco", pois não consegue encontrar a marcha adequada. O jeito é subir no manual. Saudade do câmbio do meu Corolla.

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Mensagem modificada pela última vez: 07-03-2018, 08:58 PM por jordan.
brenovalenca
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22-10-2017, 08:50 PM -
#2
(20-07-2017, 10:27 PM)Ricardo Escreveu: Um problema do carro na parte mecânica é o câmbio automático. Em subidas sinuosas o câmbio fica meio "louco", pois não consegue encontrar a marcha adequada. O jeito é subir no manual. Saudade do câmbio do meu Corolla.

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Mas uma coisa! O cambio dele é bom? To querendo pegar um e tenho medo de ser uma bomba que bem o powershift da Ford. Abss e obrigado

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Mensagem modificada pela última vez: 26-10-2017, 09:50 PM por brenovalenca.
Roger Augusto Goulart
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10-12-2017, 02:25 PM -
#3
(22-10-2017, 08:50 PM)brenovalenca Escreveu:
(20-07-2017, 10:27 PM)Ricardo Escreveu: Um problema do carro na parte mecânica é o câmbio automático. Em subidas sinuosas o câmbio fica meio "louco", pois não consegue encontrar a marcha adequada. O jeito é subir no manual. Saudade do câmbio do meu Corolla.

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Mas uma coisa! O cambio dele é bom? To querendo pegar um e tenho medo de ser uma bomba que bem o powershift da Ford. Abss e obrigado

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O câmbio automático do Creta é bom, sim, excelente com suas 6 marchas. 

Porém, em certas ocasiões, numa subida íngrime, por exemplo, em que se está a 100 km/h e o carro poderia subir em 4a. marcha, o câmbio, não raras vezes, reduz para a 3a. marcha e, assim, sobe muito de giro (6.000 rpm) fazendo o ruído do motor invadir a cabine, quando, em verdade, daria para continuar na subida usando - TRANQUILAMENTE - a 4a. marcha. 

Nessas horas você aciona o modo manual do câmbio e coloca em 4a. Tudo resolvido e o barulho do motor (e esforço e economia também) reduzem. O citado é, assim, um "problema" fácil de contornar.

Espero ter ajudado. 

Abraço,

Roger
brenovalenca
Novato
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10-12-2017, 03:09 PM -
#4
(10-12-2017, 02:25 PM)Roger Augusto Goulart Escreveu:
(22-10-2017, 08:50 PM)brenovalenca Escreveu:
(20-07-2017, 10:27 PM)Ricardo Escreveu: Um problema do carro na parte mecânica é o câmbio automático. Em subidas sinuosas o câmbio fica meio "louco", pois não consegue encontrar a marcha adequada. O jeito é subir no manual. Saudade do câmbio do meu Corolla.

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Mas uma coisa! O cambio dele é bom? To querendo pegar um e tenho medo de ser uma bomba que bem o powershift da Ford. Abss e obrigado

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O câmbio automático do Creta é bom, sim, excelente com suas 6 marchas. 

Porém, em certas ocasiões, numa subida íngrime, por exemplo, em que se está a 100 km/h e o carro poderia subir em 4a. marcha, o câmbio, não raras vezes, reduz para a 3a. marcha e, assim, sobe muito de giro (6.000 rpm) fazendo o ruído do motor invadir a cabine, quando, em verdade, daria para continuar na subida usando - TRANQUILAMENTE - a 4a. marcha. 

Nessas horas você aciona o modo manual do câmbio e coloca em 4a. Tudo resolvido e o barulho do motor (e esforço e economia também) reduzem. O citado é, assim, um "problema" fácil de contornar.

Espero ter ajudado. 

Abraço,

Roger
Muito obrigado!!


Papa Léguas
Ricardo
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Marca do Carro: Hyundai
Modelo do Carro:: Creta Prestige
Ano do Carro: 2017
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
11-12-2017, 04:09 PM -
#5
(10-12-2017, 03:09 PM)brenovalenca Escreveu:
(10-12-2017, 02:25 PM)Roger Augusto Goulart Escreveu:
(22-10-2017, 08:50 PM)brenovalenca Escreveu:
(20-07-2017, 10:27 PM)Ricardo Escreveu: Um problema do carro na parte mecânica é o câmbio automático. Em subidas sinuosas o câmbio fica meio "louco", pois não consegue encontrar a marcha adequada. O jeito é subir no manual. Saudade do câmbio do meu Corolla.

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Mas uma coisa! O cambio dele é bom? To querendo pegar um e tenho medo de ser uma bomba que bem o powershift da Ford. Abss e obrigado

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O câmbio automático do Creta é bom, sim, excelente com suas 6 marchas. 

Porém, em certas ocasiões, numa subida íngrime, por exemplo, em que se está a 100 km/h e o carro poderia subir em 4a. marcha, o câmbio, não raras vezes, reduz para a 3a. marcha e, assim, sobe muito de giro (6.000 rpm) fazendo o ruído do motor invadir a cabine, quando, em verdade, daria para continuar na subida usando - TRANQUILAMENTE - a 4a. marcha. 

Nessas horas você aciona o modo manual do câmbio e coloca em 4a. Tudo resolvido e o barulho do motor (e esforço e economia também) reduzem. O citado é, assim, um "problema" fácil de contornar.

Espero ter ajudado. 

Abraço,

Roger
Muito obrigado!!


Papa Léguas

Respeito a opinião do Roger, mas discordo, acho que é justamente o contrário. Na subida, o câmbio sobe a marcha antes da hora e carro perde força. E não acho que ir no manual seja uma "solução fácil", pois, afinal, se o carro tem câmbio automático, é para funcionar bem em qualquer pista.

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Roger Augusto Goulart
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Marca do Carro: Creta
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11-12-2017, 05:04 PM -
#6
(11-12-2017, 04:09 PM)Ricardo Escreveu:
(10-12-2017, 03:09 PM)brenovalenca Escreveu:
(10-12-2017, 02:25 PM)Roger Augusto Goulart Escreveu:
(22-10-2017, 08:50 PM)brenovalenca Escreveu:
(20-07-2017, 10:27 PM)Ricardo Escreveu: Um problema do carro na parte mecânica é o câmbio automático. Em subidas sinuosas o câmbio fica meio "louco", pois não consegue encontrar a marcha adequada. O jeito é subir no manual. Saudade do câmbio do meu Corolla.

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Mas uma coisa! O cambio dele é bom? To querendo pegar um e tenho medo de ser uma bomba que bem o powershift da Ford. Abss e obrigado

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O câmbio automático do Creta é bom, sim, excelente com suas 6 marchas. 

Porém, em certas ocasiões, numa subida íngrime, por exemplo, em que se está a 100 km/h e o carro poderia subir em 4a. marcha, o câmbio, não raras vezes, reduz para a 3a. marcha e, assim, sobe muito de giro (6.000 rpm) fazendo o ruído do motor invadir a cabine, quando, em verdade, daria para continuar na subida usando - TRANQUILAMENTE - a 4a. marcha. 

Nessas horas você aciona o modo manual do câmbio e coloca em 4a. Tudo resolvido e o barulho do motor (e esforço e economia também) reduzem. O citado é, assim, um "problema" fácil de contornar.

Espero ter ajudado. 

Abraço,

Roger
Muito obrigado!!


Papa Léguas

Respeito a opinião do Roger, mas discordo,  acho que é justamente o contrário. Na subida, o câmbio sobe a marcha antes da hora e carro perde força. E não acho que ir no manual seja uma "solução fácil", pois, afinal, se o carro tem câmbio automático, é para funcionar bem em qualquer pista.

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Bem... no Creta, motor 1.6, de minha família (que dirijo bastante) é exatamente o que ocorre em subidas. Ele reduz demais a marcha, levando o giro a quase 6.000 rpm (3a. por exemplo), sendo que daria para subir em 4a, obviamente que em 4a. teria menos potência/torque, mas a reduzida é desnecessária a meu ver (aumenta ruído e consumo de combustível). Todavia, um detalhe, se maneirar no pé, pisando muito suavemente, ele nem reduz... Detalhe: estou falando em conduzir na boa, sem estresse de ultrapassagem.

Ricardo, no seu caso, em que você quer mais torque/potência (o que somente seria possível reduzindo uma marcha), você já tentou pisar mais fundo nessas horas de precisão? E manter o pé pisado no fundo até cessar o momento que você entenda como necessário não subir marcha (no meio de ultrapassagem, por exemplo)? Câmbios automáticos, regra geral, ao pisar fundo, chegam a reduzir até duas marchas e só trocam para marcha de cima ao passar do limite de rpm (acima de 6.000 rpm).

Abraço!
andreh
Novato
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Marca do Carro: Hyundai
Modelo do Carro:: Creta
Ano do Carro: 2017
Estado: Paraná
Cidade: Curitiba
03-01-2018, 08:51 PM -
#7
Fiz duas viagens mais longas com o Creta e notei dois comportamentos bem diferentes no câmbio dependendo se está ativado ou desativado o piloto automático: 

Conduzindo com o pé no acelerador (PA desativado) o comportamento do câmbio é bastante normal, mudando as marchas sequencialmente conforme o torque necessário. Diferentemente do que alguns colegas reclamaram, não notei trocas desnecessárias, achei a performance muito boa.

Já ativando o PA, virou uma catástrofe. Ai sim se nota que em uma subida, mesmo com pouco aclive, o câmbio saltava marchas fazendo com que o giro fosse elevado em muitas ocasiões e tendo um comportamento bastante "perdido". Neste caso, ao invés do piloto automático cumprir seu propósito que é de manter uma velocidade constante, a velocidade ficava ainda mais instável, pois o alto giro fazia com que o carro acelerasse demais e com o salto de marchas (aparentemente 2 ou 3 de uma vez) o carro perdia velocidade rapidamente e, novamente, saltava marchas para um giro alto para compensar. Desativando o PA o problema cessa imediatamente, mesmo dirigindo no câmbio automático (D) e consegue-se manter uma velocidade bastante estável somente controlando o acelerador.

Na minha opinião, o piloto automático tem muito claramente um problema de ajuste de banda morta (ou sensibilidade) em relação ao torque. Isto é um simples ajuste de software, nada mais. Alguém sabe a melhor forma de relatar isto diretamente à Hyundai?
Roger Augusto Goulart
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Marca do Carro: Creta
Modelo do Carro:: 1.6 Attitude
Ano do Carro: 2018
Estado: São Paulo
Cidade: Franca
04-01-2018, 11:26 AM -
#8
(03-01-2018, 08:51 PM)andreh Escreveu: Fiz duas viagens mais longas com o Creta e notei dois comportamentos bem diferentes no câmbio dependendo se está ativado ou desativado o piloto automático: 

Conduzindo com o pé no acelerador (PA desativado) o comportamento do câmbio é bastante normal, mudando as marchas sequencialmente conforme o torque necessário. Diferentemente do que alguns colegas reclamaram, não notei trocas desnecessárias, achei a performance muito boa.

Já ativando o PA, virou uma catástrofe. Ai sim se nota que em uma subida, mesmo com pouco aclive, o câmbio saltava marchas fazendo com que o giro fosse elevado em muitas ocasiões e tendo um comportamento bastante "perdido". Neste caso, ao invés do piloto automático cumprir seu propósito que é de manter uma velocidade constante, a velocidade ficava ainda mais instável, pois o alto giro fazia com que o carro acelerasse demais e com o salto de marchas (aparentemente 2 ou 3 de uma vez) o carro perdia velocidade rapidamente e, novamente, saltava marchas para um giro alto para compensar. Desativando o PA o problema cessa imediatamente, mesmo dirigindo no câmbio automático (D) e consegue-se manter uma velocidade bastante estável somente controlando o acelerador.

Na minha opinião, o piloto automático tem muito claramente um problema de ajuste de banda morta (ou sensibilidade) em relação ao torque. Isto é um simples ajuste de software, nada mais. Alguém sabe a melhor forma de relatar isto diretamente à Hyundai?

André,

Tudo que você disse é verdade, também notei isso em viagens mais longas.

Porém, há um macete que descobri nessa última viagem. Deixe em piloto automático (na velocidade limite desejada) e coloque no modo manual (jogando o manete do câmbio para a esquerda), pois, fazendo isso, ele não troca automaticamente a marcha (dando esses saltos de até 2 marchas que fazem, de fato, o giro subir muito e, com certeza, aumentando consumo de combustível) e você pode escolher a marcha onde deixar. 

Exemplo: estando em 4a. marcha (marcha que costuma ter bom torque para subidas, no caso do motor 1.6, modelo que possuo), ele mantém a 4a. marcha, deixa o funcionamento mais suave e, a meu ver, economiza mais combustível. Se notarmos que em 4a. não vai subir legal eventual aclive, basta dar um toque para baixo e manualmente colocar em 3a. Passada a grande subida, pode dar toques no câmbio e jogar para 4a., 5a. ou 6a. Eu diria que fica uma espécie de câmbio semi-automático, rs. Fica até mais legal (menos monótono dirigir).

Espero ter ajudado os colegas.

Abraço.
Khaled
Novato
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3 posts 1 tópicos Registado: Jan 2018
Marca do Carro: Hyundai
Modelo do Carro:: Creta
Ano do Carro: 2018
Estado: Santa Catarina
Cidade: São José
04-01-2018, 12:24 PM -
#9
(04-01-2018, 11:26 AM)Roger Augusto Goulart Escreveu:
(03-01-2018, 08:51 PM)andreh Escreveu: Fiz duas viagens mais longas com o Creta e notei dois comportamentos bem diferentes no câmbio dependendo se está ativado ou desativado o piloto automático: 

Conduzindo com o pé no acelerador (PA desativado) o comportamento do câmbio é bastante normal, mudando as marchas sequencialmente conforme o torque necessário. Diferentemente do que alguns colegas reclamaram, não notei trocas desnecessárias, achei a performance muito boa.

Já ativando o PA, virou uma catástrofe. Ai sim se nota que em uma subida, mesmo com pouco aclive, o câmbio saltava marchas fazendo com que o giro fosse elevado em muitas ocasiões e tendo um comportamento bastante "perdido". Neste caso, ao invés do piloto automático cumprir seu propósito que é de manter uma velocidade constante, a velocidade ficava ainda mais instável, pois o alto giro fazia com que o carro acelerasse demais e com o salto de marchas (aparentemente 2 ou 3 de uma vez) o carro perdia velocidade rapidamente e, novamente, saltava marchas para um giro alto para compensar. Desativando o PA o problema cessa imediatamente, mesmo dirigindo no câmbio automático (D) e consegue-se manter uma velocidade bastante estável somente controlando o acelerador.

Na minha opinião, o piloto automático tem muito claramente um problema de ajuste de banda morta (ou sensibilidade) em relação ao torque. Isto é um simples ajuste de software, nada mais. Alguém sabe a melhor forma de relatar isto diretamente à Hyundai?

André,

Tudo que você disse é verdade, também notei isso em viagens mais longas.

Porém, há um macete que descobri nessa última viagem. Deixe em piloto automático (na velocidade limite desejada) e coloque no modo manual (jogando o manete do câmbio para a esquerda), pois, fazendo isso, ele não troca automaticamente a marcha (dando esses saltos de até 2 marchas que fazem, de fato, o giro subir muito e, com certeza, aumentando consumo de combustível) e você pode escolher a marcha onde deixar. 

Exemplo: estando em 4a. marcha (marcha que costuma ter bom torque para subidas, no caso do motor 1.6, modelo que possuo), ele mantém a 4a. marcha, deixa o funcionamento mais suave e, a meu ver, economiza mais combustível. Se notarmos que em 4a. não vai subir legal eventual aclive, basta dar um toque para baixo e manualmente colocar em 3a. Passada a grande subida, pode dar toques no câmbio e jogar para 4a., 5a. ou 6a. Eu diria que fica uma espécie de câmbio semi-automático, rs. Fica até mais legal (menos monótono dirigir).

Espero ter ajudado os colegas.

Abraço.

Boa tarde,

Dirigi o meu 1.6 AT por apenas 400km. Percorri uns 70km numa BR onde resolvi testar o recurso do piloto automático. 

O que percebi nesse pequeno trecho é que numa certa velocidade (80km/h eu acho) ele reduzia a marcha, sem necessidade, e aumentava o giro para depois mudar de marcha e tentar se estabilizar. 

Não sei se pode ter algo a ver, mas acho que o carro tem pontos de velocidades específicas para mudança de marcha. Provavelmente eu estava nessa velocidade "crítica". 

Resumindo, eu subi uns 4km a velocidade do PA e aparentemente ele parou de trocar as marchas a cada pequena mudança de velocidade. O detalhe é que dirigi em linha reta, sem nenhuma subida íngreme para avaliar essa solução mais apropriadamente.

Abraço
rpinheiro
Novato
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4 posts 1 tópicos Registado: Oct 2017
Marca do Carro: hyndai
Modelo do Carro:: creta pulse plus 1.6 AT
Ano do Carro: 2108
Estado: Paraná
Cidade: CURITIBA
08-01-2018, 06:08 PM -
#10
Prezados, no caso do 1.6 o piloto automatico se perde e fica trocando de marcha o tempo todo. Creio que isso está relacionado com o baixo torque do motor. Comigo só funciona bem quando o trecho de estrada é plano. O que dá para fazer é aumentar e diminuir a velocidade pelo botão do volante, se antecipando à troca da marcha pelo cambio. Voltando ao modo automatico, na estrada a caixa as vezes não entende o que voce quer. Em 6a voce acelera até o fundo e ela não reduz. Outras vezes fica esticando as marchas e não troca. Acho que, como foi dito antes, uma atualização de software resolveria isso. Uso no drive o tempo todo. Quando quero desempenho, como numa ultrapassagem, vou no manual.


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