Prezados:
Se você precisa de "macete" para o câmbio automático funcionar bem, então é porque o câmbio funciona mal. Não é admissível ter que passar para o sequencial ou manter o acelerador no fundo para contornar seu mal funcionamento.
Eu tenho Creta 2.0 2019. Ando em carro automático desde 2009. E posso afirmar com segurança: esse câmbio não é bom. Funciona bem apenas na descida e no plano. Aliás, no plano, é um pouco esquisito: ele sobe as marchar muito rápido, se o motorista tiver pé leve. Em poucos metros já está em quarta. Mas tudo bem, ajuda na economia.
Já na subida, é um desastre: o carro vai perdendo força e ele demora "uma semana" para reduzir as marchas. Vai parando e te faz passar vergonha, a ponto das pessoas que estão contigo no carro perguntarem: "o que está acontecendo?". Parece que é justamento ao contrário do que o pessoal do Creta 1.6 relata, ao dizerem que o carro reduz demais as marchas, elevando o RPM.
Realmente uma pena. Fiquei muito decepcionado com meu investimento. E, para piorar, consome muito combustível - dizem que o Creta 2.0 é um dos piores da categoria. De ponto positivo, o espaço, a estética, o porta malas, e acessórios.
Saudações!