10-09-2019, 06:15 PM -
Boa tarde pessoal, tenho notado que muitos tem tido problemas com a bateria que vem original de fábrica nos Cretas, pois elas não duram o que deveria durar, principalmente por ser uma bateria tão cara.
Trabalho em uma loja de baterias e recentemente participei de um curso de 3 dias de especialização em baterias para veículos start-stop, ou stop-go como alguns conhecem. No curso tive a oportunidade de entender melhor essa tecnologia e identificar o motivo de a bateria do creta não durar nada e vou tentar explicar aqui.
Vamos lá, no mercado temos hoje 2 opções de baterias para veículos com a tecnologia start-stop, são as baterias AGM e a EFB, as duas servem para a mesma função porém o que ninguém nos explica é a diferença entre cada uma delas. A AGM é uma tecnologia importada, nenhuma marca no Brasil fabrica essa bateria e por esse motivo ela é beeeeem mais cara, a AGM (manta de fibra de vidro absorvente) é regulada por válvula e por esse motivo ela não suporte altas temperaturas, não é atoa que bmw, porsche, etc, vem com a bateria no porta malas, ou embaixo do banco, ou seja, sempre longe do motor, pois esses carros importados já utilizavam essa bateria agm bem antes de surgir o sistema start-stop, e o calor do motor poderia fazer com que as válvulas parassem de funcionar. Já a bateria EFB (bateria inundada melhorada), é uma bateria totalmente reforçada e resistente ao calor, sendo assim, ela pode ficar próxima do motor sem problema algum, além de que a bateria EFB é fabricada no brasil, então o preço é bem reduzido.
Então na minha humilde opinião a hyundai errou quando escolheu a AGM para o creta e colocou a bateria embaixo do capô, pertinho do motor como se fosse um carro convencional... está na cara que não vai durar... E na concessionária a maioria dos mecânicos não entendem nada de bateria, e vão querer te vender a mais cara lógico. Mas não adianta colocar porque vai durar mais um aninho e vai ter que trocar novamente, não caiam na lábia dos funcionários de concessionária gente, vcs estão jogando dinheiro fora. Pra matarem a charada é só pesquisar sobre os carros start-stop e que vem com a bateria perto do motor, como os jeep compass, renegade, fiat toro... todos eles vem com bateria EFB !
Então minha dica é essa: bateria perto do motor, vá de EFB. Bateria longe do motor, vá de AGM.
As duas servem para a mesma coisa e tem o mesmo tempo de garantia...
Estamos colocando EFB em vários Cretas de clientes e está todo mundo bem satisfeito
Trabalho em uma loja de baterias e recentemente participei de um curso de 3 dias de especialização em baterias para veículos start-stop, ou stop-go como alguns conhecem. No curso tive a oportunidade de entender melhor essa tecnologia e identificar o motivo de a bateria do creta não durar nada e vou tentar explicar aqui.
Vamos lá, no mercado temos hoje 2 opções de baterias para veículos com a tecnologia start-stop, são as baterias AGM e a EFB, as duas servem para a mesma função porém o que ninguém nos explica é a diferença entre cada uma delas. A AGM é uma tecnologia importada, nenhuma marca no Brasil fabrica essa bateria e por esse motivo ela é beeeeem mais cara, a AGM (manta de fibra de vidro absorvente) é regulada por válvula e por esse motivo ela não suporte altas temperaturas, não é atoa que bmw, porsche, etc, vem com a bateria no porta malas, ou embaixo do banco, ou seja, sempre longe do motor, pois esses carros importados já utilizavam essa bateria agm bem antes de surgir o sistema start-stop, e o calor do motor poderia fazer com que as válvulas parassem de funcionar. Já a bateria EFB (bateria inundada melhorada), é uma bateria totalmente reforçada e resistente ao calor, sendo assim, ela pode ficar próxima do motor sem problema algum, além de que a bateria EFB é fabricada no brasil, então o preço é bem reduzido.
Então na minha humilde opinião a hyundai errou quando escolheu a AGM para o creta e colocou a bateria embaixo do capô, pertinho do motor como se fosse um carro convencional... está na cara que não vai durar... E na concessionária a maioria dos mecânicos não entendem nada de bateria, e vão querer te vender a mais cara lógico. Mas não adianta colocar porque vai durar mais um aninho e vai ter que trocar novamente, não caiam na lábia dos funcionários de concessionária gente, vcs estão jogando dinheiro fora. Pra matarem a charada é só pesquisar sobre os carros start-stop e que vem com a bateria perto do motor, como os jeep compass, renegade, fiat toro... todos eles vem com bateria EFB !
Então minha dica é essa: bateria perto do motor, vá de EFB. Bateria longe do motor, vá de AGM.
As duas servem para a mesma coisa e tem o mesmo tempo de garantia...
Estamos colocando EFB em vários Cretas de clientes e está todo mundo bem satisfeito