Breve relato:
Creta Prestige 2.0 (completo 2018/2018), comprado em agosto de 2018:
- bateria Heliar de fábrica durou até 31/12/2019
- tudo fechado, véspera de reveillon, morri com 1.600,00 em uma Moura AGM.
- desde então, rodei "quase sempre" com a partida automática desligada, crente que faria essa Mourinha durar mais...
- ontem, 21/04/2022, a bateria morreu pela manhã.
- hoje, o rapaz da minha auto elétrica de confiança (Auto Elétrica Batista - São José -SC), fez o teste da bateria. Estava com carga quase 100%, porém só 94 de CCA (quando o nominal é 740mA).
- sem eu tocar no assunto AGM x EFB ele já foi dizendo que dentre os "SUVs" isso só acontece no Creta, porque é a única que colocou uma AGM para ferver ao lado do motor, e aconselhou a colocar a EFB mesmo.
- resumindo, hoje paguei R$ 850,00 por uma EFB Moura.
O que mudou?
- a partida automática, mesmo ativada, não está sendo acionada. Eu paro o carro, ele não desliga, e quando eu volto a acelerar acende aquele "A" no painel, da mesma forma que acendia antes ao ativar a partida.
- desde que a bateria morreu, quando eu travo o carro no botão das chaves, o alarme bipa 3 vezes. Não sei se resetou alguma coisa e tem como reconfigurar isto.
- bom que fica visivel (audível no caso) que o alarme foi ativado, mas em ambientes fechados (garagens, estacionamentos) o som fica muito alto.