Boa noite Paulo, já fez a instalação no seu? Tenho um Attitude, ano 18/19, em abril ele tá fazendo 5 meses aqui. Colocamos o Kit Gás, 5ª geração nele, cilindro de 16 m³ no porta-malas (perdemos um bom espaço). De início ficou legal, fazia a troca da gasolina p/ gás depois de um tempo q o motor estava quente (geralmente entre 10 e 15 minutos depois q o carro estava ligado), porém de uns meses p/ cá, voltei 3 vezes na instaladora p/ fazer troca de peças do kit gás. Minha esposa e eu sempre tivemos carro com gnv instalado, um Siena 2012 (3ª geração), um HB20S 2015 (5ª geração) e nunca tivemos problema com o kit gás, sempre instalamos no mesmo local (uma instaladora conceituada aqui no Rio, possui várias unidades - Ramos, Penha, Bonsucesso, Caxias, etc).
Como havia dito, de uns tempos p/ cá, o carro começou a apresentar problemas. Como não acender mais a luz de pré-aquecimento do combustível, falhar no momento da injeção do combustível, ao acelerar com o motor ainda "frio" uns sons como se estivesse escapando ar de alguma parte do motor, ou o motor falhar e "morrer" ao tentar sair com o carro. Até que poucas horas depois desse ocorrido, a luz de injeção começou a piscar a ficou acesa direto. Liguei p/ Hyundai e me informaram que era por conta do kit gás, levei na instaladora, rodaram um diagnóstico e acusou falha no CILINDRO 3 do motor. Fizeram um teste e invertendo os cilindros de posição e sumiu o problema, porém o carro continua sofrendo no momento de sair com o motor ainda "frio", levei novamente na instaladora e trocaram mais peças do sistema de injeção do gás deles, o carro voltava a funcionar bem, mas no dia seguinte, o problema voltava a aparecer. Consegui agendar com a Hyundai para que eles façam o diagnóstico, o carro ficou lá de um dia p/ outro e a resposta que obtive foi de que o sistema de injeção do gás está inibindo o sistema do Creta e por conta disso, nem rodar o diagnóstico na porta OBD2. Aquele plug que fica junto ao painel dos fusíveis.
Segunda-feira (29/05) vou levar o carro em outra loja da mesma rede da instaladora, dessa vez com o laudo da Hyundai em mãos, informando os problemas causados pelo kit gás e vou pedir uma solução da parte deles. Estou contando que o carro deve ficar de 2ª para 3ª parado rodando diagnóstico e talz. Assim que eu tiver uma posição te falo.
Antes que eu me esqueça, o carro não perdeu muita potência, porém o consumo do GNV é alto, no HB20S 1.6 que eu tinha, eu abastecia a cada 3 dias, até o tanque do GNV zerar, com o Creta é de 2 em 2 dias. O motor é o mesmo, 1.6.