Líquido de Arrefecimento.
Started by Marco Carvalho


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8 posts in this topic
Marco Carvalho
Novato
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3 posts 2 tópicos Registado: May 2021
Marca do Carro: Creta
Modelo do Carro:: Smart Plus
Ano do Carro: 2021
Estado: Minas Gerais
Cidade: Eugenópolis
26-05-2021, 10:20 AM -
#1
Bom dia, amigos do Clube do Creta.

Meu Creta Smart Plus está com 198Km, e percebi que a ventoinha do radiador já está ligando. No dia seguinte que comprei o carro, verifiquei que o reservatório do líquido de arrefecimento está com a capacidade ocupada menor que a metade. Estranhei, porque meu carro anterior (Prisma LTZ 1.4), demorou 2 anos para ligar a ventoinha pela primeira vez. Li aqui mesmo no Clube, que isso é normal no Creta. Será mesmo?
Nmauricio
Novato
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31 posts 2 tópicos Registado: Jul 2019
Marca do Carro: creta
Modelo do Carro:: prestige
Ano do Carro: 2019
Estado: São Paulo
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMPO
02-06-2021, 09:36 PM -
#2
dentro da minha experiencia eu acho super normal a ventoinha ligar, em praticamente todos os carros.
O radiador nao tem capacidade de dissipar sozinho todo calor gerado pelo bloco, entao ai entra a ventoinha.
...talvez numa estrada ela nao ligue pois a pressao de vento frontal faz o papel, mas na cidade isto é esperado.
MRodrigues
Novato
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4 posts 0 tópicos Registado: Jun 2021
Marca do Carro: Hyudai
Modelo do Carro:: Creta Action
Ano do Carro: 2021
Estado: Goiás
Cidade: Goiania
18-08-2021, 05:45 PM -
#3
(26-05-2021, 10:20 AM)Marco Carvalho Escreveu: Bom dia, amigos do Clube do Creta.

Meu Creta Smart Plus está com 198Km, e percebi que a ventoinha do radiador já está ligando. No dia seguinte que comprei o carro, verifiquei que o reservatório do líquido de arrefecimento está com a capacidade ocupada menor que a metade. Estranhei, porque meu carro anterior (Prisma LTZ 1.4), demorou 2 anos para ligar a ventoinha pela primeira vez. Li aqui mesmo no Clube, que isso é normal no Creta. Será mesmo?

Ainda bem que ela ligou né?

Absolutamente normal isso. Relaxa e vai curtir o carro.
Arsenio CZ
Novato
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6 posts 0 tópicos Registado: Oct 2021
Marca do Carro: Hyunday
Modelo do Carro:: Creta Action
Ano do Carro: 2021
Estado: São Paulo
Cidade: São Paulo
11-10-2021, 02:31 PM -
#4
(26-05-2021, 10:20 AM)Marco Carvalho Escreveu: Bom dia, amigos do Clube do Creta.

Meu Creta Smart Plus está com 198Km, e percebi que a ventoinha do radiador já está ligando. No dia seguinte que comprei o carro, verifiquei que o reservatório do líquido de arrefecimento está com a capacidade ocupada menor que a metade. Estranhei, porque meu carro anterior (Prisma LTZ 1.4), demorou 2 anos para ligar a ventoinha pela primeira vez. Li aqui mesmo no Clube, que isso é normal no Creta. Será mesmo?

Estranhei que no meu Creta Action 21/22 a tampa do reservatório do radiador é de plástico, igual a tampa do reservatório de água do limpador dos vidros!!!
Tem um furo perto da tampa para sair o vapor e o excesso de líquido quanto a água aquece demais.
Todos os carros que tive a tampa é de metal com válvula de pressão, é um sistema fechado.
Será que é só no modelo Action ou é em todos os modelos?
Será que é para redução do Custo???
O técnico falou que tem que ficar de olho para repor a água sempre na Concessionária!!!!
Ridículo!!!!!
Nmauricio
Novato
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31 posts 2 tópicos Registado: Jul 2019
Marca do Carro: creta
Modelo do Carro:: prestige
Ano do Carro: 2019
Estado: São Paulo
Cidade: SÃO BERNARDO DO CAMPO
17-10-2021, 08:06 PM -
#5
o radiador do Creta ( pelo menos ate o ano 2021) não é selado. Usa um liquido de alta temperatura de evaporação ( algum tipo de Glicol) e isto faz com que ele não trabalhe pressurizado
meu está com 22mil km e eu nunca precisei mexer. Acho satisfatório. e ate melhor do que aquelas panelas de pressao tradicionais..
Fernando Telles
Novato
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5 posts 1 tópicos Registado: Dec 2022
Marca do Carro: Creta
Modelo do Carro:: Prestige
Ano do Carro: 2018
Estado: Minas Gerais
Cidade: BELO HORIZONTE
20-12-2022, 09:46 PM -
#6
Comprei um Creta 2.0 Prestige 2018 com 4 anos, 25.000km originais com todas revisões realizadas em Concessionária, o único nível que não consegui visualizar foi do sistema de arrefecimento. Um situação que chamou a atenção é que a parte superior do reservatório do sistema de arrefecimento está muito manchado de rosa. Pelo que pesquisei esse ano/modelo originalmente era para ter o aditivo verde e a partir 2021 parece que a Hyundai passou a utilizar o rosa. Alguém que utiliza o rosa tem a parte superior do reservatório manchada de rosa?
Anselmo Matos
Novato
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4 posts 0 tópicos Registado: Oct 2022
Marca do Carro: Hyundai
Modelo do Carro:: Creta
Ano do Carro: 2020
Estado: Sergipe
Cidade: Estância
05-01-2023, 11:24 PM -
#7
(11-10-2021, 02:31 PM)Arsenio CZ Escreveu:
(26-05-2021, 10:20 AM)Marco Carvalho Escreveu: Bom dia, amigos do Clube do Creta.

Meu Creta Smart Plus está com 198Km, e percebi que a ventoinha do radiador já está ligando. No dia seguinte que comprei o carro, verifiquei que o reservatório do líquido de arrefecimento está com a capacidade ocupada menor que a metade. Estranhei, porque meu carro anterior (Prisma LTZ 1.4), demorou 2 anos para ligar a ventoinha pela primeira vez. Li aqui mesmo no Clube, que isso é normal no Creta. Será mesmo?

Estranhei que no meu Creta Action 21/22 a tampa do reservatório do radiador é de plástico, igual a tampa do reservatório de água do limpador dos vidros!!!
Tem um furo perto da tampa para sair o vapor e o excesso de líquido quanto a água aquece demais.
Todos os carros que tive a tampa é de metal com válvula de pressão, é um sistema fechado.
Será que é só no modelo Action ou é em todos os modelos?
Será que é para redução do Custo???
O técnico falou que tem que ficar de olho para repor a água sempre na Concessionária!!!!
Ridículo!!!!!
Então, se você verificar, o reservatório plástico que tem a tampa plástica, não é onde se coloca a água, ali é um local para onde escoa o excesso de água do radiador, caso o sistema de arrefecimento esteja com problemas, aquela outra trampa metálica ao lado, é onde se coloca o fluido do sistema, note que ele tem uma mangueira preta fina que liga a parte superior do sistema de arrefecimento a parte inferior do tanque plástico. O nível é medido na tampa metálica, esta é composta por molas para suprir a pressão gerada do líquido quente do sistema.
Fernando Telles
Novato
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5 posts 1 tópicos Registado: Dec 2022
Marca do Carro: Creta
Modelo do Carro:: Prestige
Ano do Carro: 2018
Estado: Minas Gerais
Cidade: BELO HORIZONTE
08-01-2023, 10:21 PM -
#8
(20-12-2022, 09:46 PM)Fernando Telles Escreveu: Comprei um Creta 2.0 Prestige 2018 com 4 anos, 25.000km originais com todas revisões realizadas em Concessionária, o único nível que não consegui visualizar foi do sistema de arrefecimento. Um situação que chamou a atenção é que a parte superior do reservatório do sistema de arrefecimento está muito manchado de rosa. Pelo que pesquisei esse ano/modelo originalmente era para ter o aditivo verde e a partir 2021 parece que a Hyundai passou a utilizar o rosa. Alguém que utiliza o rosa tem a parte superior do reservatório manchada de ros
Levei o carro na Concessionária e o Chefe de Oficina informou que era normal a cor rosa do reservatório do sistema de arrefecimento, trata-se de envelhecimento do plástico e é normal acontecer. O aditivo que estava usando é o verde original e foi completado 600ml. Tudo normal.
Caiomca
Membro
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104 posts 4 tópicos Registado: Oct 2017
Marca do Carro: Creta
Modelo do Carro:: Prestige
Ano do Carro: 2017
Estado: Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
06-07-2023, 02:22 PM -
#9
Posso estar enganado, mas todos os carros de passeio refrigerados a água através de radiador acionam ventoinha. Nos carros mais novos, algumas ventoinhas são muito silenciosas, principalmente no primeiro estágio de acionamento, e quando se desliga o motor, muitos fabricantes configuram pra elas desligarem junto com o motor pra economizar bateria, uma vez que viram que não havia risco de super aquecimento em seus sistemas com o motor desligado, por isso é comum muitas vezes não repararmos as ventoinhas funcionando em alguns veículos.
No Creta existem 2 tampas de inspeção do sistema de arrefecimento:
A tampa de plástico que fica num reservatório ao lado da ventoinha, que inclusive tem mesmo um furinho no seu gargalo pra deixar entrar ar de propósito, é a tampa do reservatório de fluido arrefecimento e esse sim deve ser verificado constantemente, independente do que diz o manual, pois baixa mesmo no creta...uns menos e outros mais, mas baixa. Eu uso um de cor verde, como veio de fábrica nos meus 2 Cretas, e este fluido é de tipo pronto pra uso, ou seja, já vem misturado água desmineralizada com anti-congelante a base de etilenoglicol.
A outra tampa é de metal e possui uma válvula como mola, pois esta tampa é a que mantem a pressão do sistema, e esta tampa está localizada acima do radiador perto do filtro de ar, e quanto menos ela for mexida melhor, para evitar que a mesma passe a vazar. O ideal é só inspecioná-la visualmente por fora para garantir que não tenha mancha de vazamento a sua volta, ou então abrí-la muito esporadicamente (com o motor frio) só pra ver se logo abaixo tem fluido.
O sistema do Creta funciona com perda, ou seja, a medida que o fluido vai evaporando dentro do sistema, o radiador vai puxando por sucção o fluido de arrefecimento daquele outro reservatório, por isso, tem a mangueirinha ligando os dois e o furinho no gargalo do reservatório. Sem esse furinho a sucção não funcionaria adequadamente.
Se o reservatório "zerar" e não for reposto aí o nível total de fluido do sistema vai baixando até o ponto de super aquecer o motor.


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