Creta 2017: Instalando uma Central Multimídia Universal
Started by fernando.cesar

Classificar Este Tópico
  • 1 voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

7 posts in this topic
fernando.cesar
Novato
**

0
14 posts 1 tópicos Registado: Mar 2017
Marca do Carro: Hyundai
Modelo do Carro:: Creta Atittude AT
Ano do Carro: 2017
Estado: São Paulo
01-04-2017, 09:53 AM -
Pessoal, atenção:
No estrangeiro, até 2016, a Hyundai utilizava o mesmo conector de áudio no HB20 e no Creta, mas o modelo 2017 lançado no Brasil é diferente e mais novo que o Creta existente em outros países.
Infelizmente, nosso Creta vem com um novo conector de áudio... que ainda é muito difícil de encontrar hoje, em Março de 2017. Ao menos, o conector de antena é o mesmo do HB20.

Outro ponto importante: é difícil encontrar a moldura da Central para o painel do Creta e, quem tem para vender, vende caro.

Este post vai contar a "epopeia" para instalar uma Central Multimídia universal nem um Creta.
Vamos começar pelas fotos da desmontagem do painel e pelos conectores:

Conector macho, no rádio:

Conector da antena, no rádio:

Conector fêmea, no painel:

Painel sem a moldura e os difusores de ar. Notem os 8 pontos de ancoragem (um pouco difícil de desencaixar sem um jogo de espátulas apropriado):

Moldura vista por trás:

Central que já comprei e pretendo instalar:
Navpro NP-8188

Comentários sobre a central:
  • testei em bancada e funcionou muito bem
  • pode ser encontrada desde R$1.300 (só a central) no Mercado Livre (revendedor autorizado Caska "Quality SP") por até R$5.000 na concessionária (!), instalada, claro que com com moldura e com chicote. Para PNE, a concessionária faz por R$3.800, mas ainda assim, eu acho um absurdo...
  • A própria importadora, a CarGPS, vende a central sozinha por R$1.890 e o kit de Central, moldura Creta e Chicotes Creta por R$2.390 aqui. Eu sinceramente acho muito dinheiro e estou "batalhando" para comprar o que falta para instalar a central que comprei por R$1.300 no ML Wink
  • segue link para a moldura aqui
  • Atenção: o encaixe no painel do Creta é perfeito e no rádio é razoável (sobra uma pequena fresta acima do rádio). O Problema fica nas laterais: a furação das abas desta moldura não batem com os furos desta central. Terei de fazer adaptações...
Mensagem modificada pela última vez: 01-04-2017, 10:01 AM por fernando.cesar.
fernando.cesar
Novato
**

0
03-04-2017, 01:15 PM -
O Vendedor Fábio da área comercial da CarGPS Brasil (empresa representante das marcas Caska e Navpro no Brasil) me atendeu muito bem e vendeu-me um "kit" específico para ligar a central NP-8188 ao Creta sem adaptações. O kit é composto por cabo principal, moldura e extensão traseira USB e saiu por R$270 + frete.
Não comprei o adaptador de antena, que eu já tenho e é o mesmo do HB20.
Deve chegar nesta semana, daí eu posto fotos

Fernando

PS: vou vender a moldura universal para o Creta que eu já havia comprado. Alguém se interessa?
ivanferri
Novato
**

0
8 posts 1 tópicos Registado: Apr 2017
Modelo do Carro:: Creta
08-04-2017, 07:20 PM -
(03-04-2017, 01:15 PM)fernando.cesar Escreveu: O Vendedor Fábio da área comercial da CarGPS Brasil (empresa representante das marcas Caska e Navpro no Brasil) me atendeu muito bem e vendeu-me um "kit" específico para ligar a central NP-8188 ao Creta sem adaptações. O kit é composto por cabo principal, moldura e extensão traseira USB e saiu por R$270 + frete.
Não comprei o adaptador de antena, que eu já tenho e é o mesmo do HB20.
Deve chegar nesta semana, daí eu posto fotos

Fernando

PS: vou vender a moldura universal para o Creta que eu já havia comprado. Alguém se interessa?

Oi Fernando, tudo bem?
Muito obrigado pelas informações, com certeza vai ajudar muita gente!

O que você quer dizer com "extensão traseira USB"?
Eu vi que no site que você publicou (http://www.caska.com.br/p/central-multim...ndai-creta) eles dizem "Não é compatível com a USB do console do veículo e o recurso será utilizado por cabo USB no porta luvas." . Essa extensão traseira é para que se torne compatível com a USB do console?

Outras duas perguntas:

- Você vai instalar câmera de ré? Sabe se essa MM é integrada com sensores de estacionamento?
- Teve alguma razão de você escolher esse modelo ao invés do modelo Kronos, que tem a tela maior e Android 6.0 (http://kronosweb.com.br/hyundai/)?

Grande abraço!
fernando.cesar
Novato
**

0
09-04-2017, 08:49 PM -
Olá, Ivan, olá colegas,
Não conhecia essa central Kronos. As especificações e o próprio conceito de dispensar moldura me pareceram bem interessantes!
Além desse link de descrição, você tem um link de anúncio com preço?
Compartilha aí com a gente se vc comprar Wink

Já estamos usando a Central NP-8188 há alguns dias. Vamos às respostas e às novidades!

Chicote USB:
O Chicote USB traseiro está instalado e termina em um USB fêmea que deixei na parte de baixo do console (foto abaixo). Ela não passa a habilitar o USB do console.
No fundo, eu precisava o chicote USB opcional para ter o conector que encaixa na traseira da central. Por enquanto, ele termina neste USB fêmea solto e, por enquanto, a tomada USB do console está desativada, assim como a tomada AUX. No futuro, penso em conectar ambos à central, mas ainda preciso saber quais são os pinos correspondentes no chicote original do carro...
Os colegas da CarGPS devem ter afirmado que não dá para aproveitar o USB do console porquê o chicote adaptador customizado para ligar a NP-8188 ao carro não tem esses fios (USB e AUX)

Câmera de Ré:
usei uma câmera de ré genérica, independente do sensor de ré, tipo borboleta. Ela funcionou bem.
IMPORTANTE: o fio negativo da câmera (fio preto) deve ser ligado ao negativo da lâmpada de ré que é o fio VERDE! O positivo (vermelho da câmera) é o MARROM desta lâmpada. Veja foto abaixo)
O fio positivo da lâmpada também deve ser ligado ao fio vermelho adicional incorporado ao do fio sinal de vídeo que vai à frente do carro.
Na NP-8188, esse fio é ligado ao fio ROSA "reverse" e o plug RCA da câmera liga-se ao RCA fêmea "Camera" da central

Sensor GPS:
Colei no painel, próximo ao para-brisas.
Para levar o fio lá, basta remover o acabamento da coluna esquerda ao lado do para-brisas. ATENÇÃO: nesse acabamento, há uma presilha de pressão comum no centro e uma presilha bem diferente na extremidade superior. Quando se desencaixa a presilha da parte central, a superior permite o afastamento entre a lataria e o acabamento, mas não permite o desencaixe. Você tem de soltar a capa lateral do ponto de ancoragem, que é presa por parafuso, para entaão soltar a presilha, puxando-a para fora do ponto de ancoragem. Recolocar é mais difícil que retirar Wink

Moldura:
Dica inicial: a moldura tem pinos pequenos para encaixar-se um adaptador para multimídias menores. Essa adaptador não é necessário na NP-8188 e o encaixe da moldura fica melhor se remover-se esses pinos. Use um alicate para quebrá-los e/ou estilete

Ao contrário do que disse em posts anteriores, removendo os pinos e encontrando os furos corretos (vide fotos abaixo), a moldura da central encaixa-se perfeitamente na própria central e na moldura dos difusores de ar do carro. 
Interessante o fato da central ficar fixa apenas por esses encaixes... não usando parafusos para ancorar a central ao painel, como no rádio original.
A princípio, fiquei preocupado, mas essa central é bem leve e não está frouxa nem vibrando. O tempo dirá se mais alguma ancoragem ou calço interno será necessário.

Aplicativos:
Pretendo instalar o Android Auto para smartphones assim que ele passar a dar suporte ao Waze.
Por enquanto, instalei o Waze, o Spotify (tomando o cuidado de ligar a CM em uma fonte 110v AC -> 12V DC e baixar as músicas no WiFi do meu apartamento antes de levar a central para ser instalada na garagem!), o Smart Audiobook Player e, bem importante, o discador "Speed Dial Pro" (o discador nativo não mostra os contatos favoritos em destaque e a fonte dos contatos é muito pequena...)

Segurança
Pessoal, a usuária, minha esposa, apontou um "furo" gigante em centrais multimídia Android... segurança!
Pensem bem: a CM é como um celular Android... incluindo seu nome de usuário Google, Google Play, Gmail, Calendário, Drive, etc, etc, etc... tudo SEM SENHA!
Você usaria um celular sem senha alguma hoje em dia? E você daria este celular a um terceiro? (como fazemos com um carro com manobristas e mecânicos?) 
E se alguém roubar seu carro? Além dos problemas acima, o ladrão ainda teria acesso aos seus contatos e aos seus endereços armazenados no Waze!

Bom, procurei um app de bloqueio de tela.
Primeiro tentei o "next lock screen" da Microsoft. FUJA!!! Ele não foi projetado para telas na horizontal, o que torna quase impossível pressionar o teclado virtual para desbloquear o aparelho! Foi muito difícil remover Sad

Estou usando agora o CM Locker da Cheeta Mobile. Tem funcionado bem, com a única ressalva que demora alguns segundos a entrar em ação depois que a CM já fez seu boot.

Abraço!
Fernando
Mensagem modificada pela última vez: 09-04-2017, 09:17 PM por fernando.cesar.

Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)

fernando.cesar
Novato
**

0
07-05-2017, 12:50 PM -
Pessoal, algumas atualizações sobre a NP-8188, após algumas semanas de uso:
Não consegui fazer o espelhamento funcionar e também há alguns pontos que acabaram inviabilizando o uso da central como se fosse um tablet Android instalado no painel, independente de celular.
Acabei colocando um bom suporte de painel para o celular e passamos a usar a central apenas como uma central com Bluetooth convencional.

Vamos aos problemas:
1) o Android da central é "capado", sem várias funções, e apesar de ser um Android 5, não me permitiu instalar o Android Auto (este foi feito realmente para se usar em um carro e deveria acabar com os problemas das fontes pequenas e da não integração entre o aplicativo de navegação e o aplicativo de música)
2) os caracteres dos principais aplicativos são muito pequenos na tela. Fica difícil de ler o Waze e o Spotify, principalmente. O Android da central é "capado" e não há possibilidade de configurar várias funções, como aumento da fonte. Usei um aplicativo de terceiros que fez isso, mas daí perde-se o alinhamento do texto com os campos onde eles deveriam estar em várias telas
3) Diferente do celular, o Waze não se integrou com o Spotify, dificultando o chaveamento entre os dois aplicativos.

Bom, isso foi um pouco frustrante, pois pretendia deixar o celular no console, funcionando apenas como modem para a central.
De qualquer forma, usando apenas como central Bluetooth com câmera de ré, a central tem se comportado bem, mas, quem for comprar, tem de ajustar a expectativa!

Dica: se for comprar central uma Android, compre com a versão de software mais nova possível (6 para cima) e compre com a melhor resolução disponível, se possível com 800 linhas de resolução horizontal (a NP-8188 tem 600)
Mensagem modificada pela última vez: 07-05-2017, 01:02 PM por fernando.cesar.
fporto81
Novato
**

0
1 posts 0 tópicos Registado: May 2017
Marca do Carro: honda
Modelo do Carro:: fit exl
Ano do Carro: 2015
Estado: S
13-05-2017, 08:41 PM -
Amigos, estou em processo de compra de um creta pne. Já estou buscando soluções bacanas de multimidia para o carro. Parabéns pelos posts... Só queria tirar uma dúvida, como ficam os comando do volante para o rádio.? Esses chicotes adaptadores já provém a conexão desses comandos?

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk
Diogoffc
Novato
**

0
3 posts 1 tópicos Registado: May 2017
Marca do Carro: Hyundai HB20s Hyundai Creta
Modelo do Carro:: 2.0 Pulse
Estado: Rio de Janeiro
30-05-2017, 04:50 PM -
Boa Tarde Pessoal tudo bem ? Não sei se vocês viram que ja saiu a central multimídia original do Creta, a central da Caska - http://www.caska.com.br/p/central-multim...ndai-creta / Nao precisa adaptar nada e continua funcionando os comandos do volante e a USB do Console !
CIROSRAIOX
Novato
**

0
2 posts 0 tópicos Registado: Nov 2017
Marca do Carro: hyundai
Modelo do Carro:: creta
30-11-2017, 02:53 PM -
é impressao minha ou na postagem da ligacao da camara de re foi escapelado os fios da lanterna? isso nao faz com que venha ter problemas de garantia?

Saltar Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)