30-11-2016, 05:04 PM -
HYUNDAI CRETA VEM AÍ, SAIBA O QUE ESPERAR DO NOVO SUV
Futuro nacional já tem página oficial na internet com detalhes dos motores e itens de série
Hyundai Creta (Foto: Divulgação)
Hyundai Creta flagrado em São Paulo (Foto: Rafael Placona / Autoesporte)
Lateral do Hyundai Creta (Foto: Divulgação)
Central multimídia
O quadro de instrumentos tem iluminação branca, com ajuste automático de intensidade e três mostradores digitais: um para a temperatura do óleo, outro para o nível de combustível e um maior, ao centro, com informações do computador de bordo. Entre essas informações, haverá termômetro externo e velocímetro digital. As maçanetas poderão ser cromadas e as rodas poderão ser de liga-leve de 17 polegadas. Há, ainda, rack de teto e apliques em preto fosco ao redor de todo o carro para contribuir com o ar de aventureiro.
Detalhe do interior do Hyundai Creta (Foto: Divulgação)
Acabamento interno e revestimento
Rivais e preços
Garantia
Cadastro
Hyundai Creta flagrado em São Paulo (Foto: Rafael Placona / Autoesporte)
Hyundai Creta no Salão do Automóvel 2016 (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Hyundai Creta no Salão do Automóvel 2016 (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Hyundai Creta no Salão do Automóvel 2016 (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Fonte: Revista Auto Esporte
Futuro nacional já tem página oficial na internet com detalhes dos motores e itens de série
Hyundai Creta (Foto: Divulgação)
Apostando no mesmo sucesso que o HB20 se tornou, a Hyundai está prestes a lançar o Creta no mercado brasileiro. O modelo é a cartada da marca para competir no segmento mais disputado do mercado nacional, o de SUVs compactos. O carro foi apresentado oficialmente durante o Salão de São Paulo e começará a ser vendido no início de 2017. Mas, já há uma página oficial dele no site da Hyundai com diversas informações. E nós também não perdemos tempo em desvendar outras informações. Confira abaixo os detalhes técnicos, alguns dos equipamentos de entretenimento e segurança, e muito mais. Os flagras que ilustram esta página foram feitos pelo leitor Rafael Placona, na Marginal Pinheiros, em São Paulo.
Motores e porte
O Creta será vendido com duas opções de motores, as duas flex e aspiradas: 1.6 de 130 cv a 6.300 rpm e 16,5 kgfm a 4.850 rpm com câmbio manual ou automático, sempre de seis marchas, e um 2.0 de 166 cv a 6.200 rpm e 20,5 kgfm a 4.700 rpm com câmbio automático de seis marchas. Ao menos por enquanto, nada de opção com motor 1.0 turbo semelhante ao do HB20.Hyundai Creta flagrado em São Paulo (Foto: Rafael Placona / Autoesporte)
O modelo será produzido na fábrica da Hyundai, em Piracicaba (SP), ao lado da linha HB20. No entanto, a plataforma dos modelos não é a mesma. Segundo a montadora, o Creta é feito a partir da plataforma do Elantra, sedã médio da empresa, que foi reestilizado há poucas semanas. Curiosamente, no site da Hyundai o Creta aparece na parte de “Carros”, ao lado do HB20, HB20S, i30, Elantra, Azera etc, e não em “SUV”, com Tucson, ix35 e Santa Fe.
A Hyundai ainda não especificou todos os dados do utilitário esportivo que vai ser vendido por aqui, mas seu porte não mudará muito em relação à versão vendida em outros países da América do Sul. Assim, espere por um carro com cerca de 4,27 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 2,59 metros de distância entre os eixos.
Lateral do Hyundai Creta (Foto: Divulgação)
Central multimídia
A Hyundai ainda não especifica quais itens de série equiparão cada uma das versões do SUV, mas já detalha alguns dos itens que estarão ao menos na configuração mais completa. Um deles é a central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e GPS. Batizada de blueNav, ela já equipa algumas versões da linha HB20 e conta com leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth. Há, ainda, capacidade de reproduzir fotos, vídeos e músicas de um celular conectado ao sistema, além da agenda e do histórico de chamadas.
O sistema multimídia será equipado com Android Auto e Apple CarPlay, sistemas que exibem na tela do carro informações do celular, de forma adaptada para garantir a segurança dos passageiros. Também é possível comandar o multimídia pelos comandos no volante.
Itens de série
Já é possível saber quais outras tecnologias vão equipar a versão mais completa do Creta. Alguns dos itens de que falaremos a seguir podem ser oferecidos em versões mais acessíveis, mas a Hyundai ainda não divulgou os pacotes de equipamentos oficiais.
Entre os itens prometidos para o Creta, estão ar-condicionado automático e digital com saídas para os passageiros traseiros, luzes diurnas de LED, sensor de ré, câmera de ré com linhas guia que seguem o movimento do volante, controle de velocidade de cruzeiro, duas tomadas 12V no painel central, faróis de neblina e retrovisores com repetidores de seta. O destaque fica para a chave presencial (que destranca as portas apenas ao aproximar a chave e apertar um botão na maçaneta), acionamento do motor por botão e sistema de ventilação no banco do motorista com três níveis de intensidade.O quadro de instrumentos tem iluminação branca, com ajuste automático de intensidade e três mostradores digitais: um para a temperatura do óleo, outro para o nível de combustível e um maior, ao centro, com informações do computador de bordo. Entre essas informações, haverá termômetro externo e velocímetro digital. As maçanetas poderão ser cromadas e as rodas poderão ser de liga-leve de 17 polegadas. Há, ainda, rack de teto e apliques em preto fosco ao redor de todo o carro para contribuir com o ar de aventureiro.
Detalhe do interior do Hyundai Creta (Foto: Divulgação)
Acabamento interno e revestimento
Segundo apuramos com lojistas, o Creta mais básico deve contar com bancos revestidos de tecido. Porém, o site da Hyundai mostra o SUV com bancos de couro marrom, similares aos já oferecidos em algumas versões do HB20. Nesta versão o acabamento do painel central também é marrom e texturizado, com detalhes semelhantes também nas portas dianteiras.
Segurança
Conforme revelam as fotos divulgadas no site da Hyundai, o Creta terá três apoios de cabeça traseiros e cintos de três pontos para todos os passageiro. Ao menos na versão mais completa, o SUV será equipado com seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus e fixação Isofix para cadeirinhas infantis.
Haverá, ainda, um sistema que aciona os faróis de neblina para auxiliar manobras. Quando o motorista está em baixas velocidades e gira o volante para a direita, por exemplo, o farol de neblina da direita se acende para iluminar a área da manobra.
Rivais e preços
O objetivo do Creta é enfrentar o líder do segmento Jeep Renegade (de R$ 72.990 a R$ 136.990) e os modelos Honda HR-V (de R$ 79.900 a R$ 101.400) , Nissan Kicks (de R$ 84.900 a R$ 92.340), Ford EcoSport (de R$ 71.650 a R$ 93.550) e Renault Duster (de R$ 68.200 a R$ 86.090). Portanto, estimamos que o Creta seja lançado por aqui com versões entre R$ 70 mil e R$ 90 mil. Lojistas que conversaram com a equipe de Autoesporte projetam que a versão topo de linha não deve passar dos R$ 95 mil.
Garantia
Seguindo a estratégia que contribuiu para sua consolidação no mercado nacional, a Hyundai oferecerá cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para o Creta.
Cadastro
Apesar de ainda não ter divulgado as versões e o preço de cada uma delas, nem a data exata em que o carro começará a ser entregue, a Hyundai já oferece uma página para que os consumidores se inscrevam em uma lista de espera pelo SUV. Não se trata de uma pré-venda, mas apenas uma demonstração de que o consumidor quer se manter informado sobre o lançamento. Para se cadastrar, clique aqui.
Hyundai Creta flagrado em São Paulo (Foto: Rafael Placona / Autoesporte)
Hyundai Creta no Salão do Automóvel 2016 (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Hyundai Creta no Salão do Automóvel 2016 (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Hyundai Creta no Salão do Automóvel 2016 (Foto: Marcos Camargo/Autoesporte)
Fonte: Revista Auto Esporte