30-11-2016, 04:40 PM -
Lançado há quatro anos, o HB20 é o modelo de maior sucesso da Hyundai e o segundo automóvel mais vendido do mercado brasileiro – entre os meses de janeiro e outubro, o hatch compacto conseguiu emplacar 85,9 mil exemplares no País. E devido a esse sucesso, a divisão brasileira da fabricante vai expandir seus horizontes. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que aconteceu entre os dias 10 e 20 de novembro, a marca apresentou o novo crossover compacto Creta.
Já oferecido em outros países, o novo Hyundai Creta chegará por aqui com a missão de enfrentar os líderes Honda HR-V e Jeep Renegade, que juntos conseguiram vender mais de 83 mil unidades nos dez primeiros meses do ano. Ele será montado ao lado do HB20 na planta da marca em Piracicaba (SP) e tem estreia prevista para o final de janeiro ou, no mais tardar, no início de fevereiro.
No entanto, embora a linha de produção seja a mesma, o utilitário-esportivo e o hatch não compartilham alguns itens importantes, como a plataforma. Segundo o divulgado da Hyundai, enquanto o HB20 deriva do i20 (hatch de porte compacto oferecido no mercado europeu), o novo crossover é baseado na estrutura do sedã médio Elantra.
Hyundai Creta – visual e interior
Na parte estética, o novo Creta ostenta algumas semelhanças com o irmão menor HB20. A dianteira do crossover compacto é marcada pelos faróis espichados, com recorte moderno, que são interligados à grade hexagonal, esta com moldura cromada e três filetes horizontais na cor preta. Há também para-choque com uma proteção plástica na parte inferior e faróis de neblina nas extremidades.
Já as laterais do carro exibem linha de cintura elevada, conjunto de janelas “integrado” ao para-brisa por meio de um acabamento na cor preta, vinco marcante nas extremidades das maçanetas e detalhes plásticos nas caixas de roda e na parte inferior das portas. Por fim, a traseira tem lanternas “Clear Type” que invadem a tampa do porta-malas, que abriga também o suporte de placa, ao passo que o para-choque tem a porção inferior em plástico preto e também uma proteção plástica na cor preta.
Se a parte externa do carro lembra o hatch compacto nacional, o interior remete aos carros importados, sobretudo a nova geração do Hyundai Tucson. O painel exibe como destaque as saídas de ar verticais, detalhes de acabamento em alumínio e porção central em tonalidade diferenciada. Há ainda puxadores das portas em formato exclusivo, painel de instrumentos com iluminação branca e sistema multimídia com tela sensível ao toque.
Nas medidas, são 4.270 mm de comprimento, 1.780 mm de largura e 1.635 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.590 mm e altura livre do solo de 190 mm. Para efeito de comparação, o Honda HR-V tem 4.294 mm de comprimento, 1.772 mm de largura e 1.586 mm de altura, com entre-eixos de 2.610 mm.
Hyundai Creta – equipamentos
Pelo menos por enquanto, sabe-se apenas os principais equipamentos que estarão disponíveis para a linha da versão nacional do Creta. Todavia, os itens específicos de cada configuração ainda não foram divulgados.
A respeito da segurança, as variantes mais caras serão equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais de tórax e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), faróis direcionais cornering lamp, sinalização de frenagem de emergência (ESS), monitoramento de pressão baixa dos pneus, alerta de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, alerta visual de portas e porta-malas abertos e travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h.
A lista inclui ainda trava de segurança para crianças nas portas traseiras, limpador e desembaçador do vidro traseiro, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco de trás, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança dianteiros e traseiros retráteis de três pontos com pré-tensionador, apoio de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes, estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral e coluna de direção colapsável.
Haverá também painel de instrumentos Advanced Supervision Cluster, que oferece iluminação constante (independente dos faróis) e permite configurar diversas funções do automóvel, banco do motorista com ventilação (ativado por meio de um botão posicionado no console e com três níveis de intensidade), partida do motor por botão, chave presencial smart key com telecomando de travamento das portas e porta-malas, controle de cruzeiro com comandos no volante, ar-condicionado automático e digital, saída de ar para os bancos traseiros, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
Nos demais itens, o Hyundai Creta vai dispor de vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch para subida e descida e antiesmagamento, abertura e fechamento dos vidros por meio da chave, retrovisores externos com rebatimento elétrico, computador de bordo com configurador de funções e pacote Brown Leather, que inclui bancos revestidos em couro marrom, painéis das portas em couro preto, painel com acabamento na cor marrom e textura exclusiva, volante e pomos das alavancas de câmbio e freio de mão revestidos em couro, detalhes pintados em prata no volante, no painel e no console e em cromo acetinado no freio de mão e maçanetas internas.
A respeito da conectividade, haverá o sistema blueNAV, com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS integrado, MP3 Player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB e auxiliar, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, comandos no volante, além de conectividade com celulares com sistema operacional Android, através do Google Android Auto e iOS, por meio do Apple CarPlay.
Todas as versões do Hyundai serão equipadas de série com direção elétrica progressiva, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, apoio de braço para motorista e banco traseiro rebatível e bipartido 60:40.
O carro contará ainda com bolsa porta-revista no encosto do banco do passageiro, console central com porta-objetos e porta-copos, porta-objetos fechado com tampa no console, tomada 12V (x2) no console central, porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, porta-óculos no console de teto, alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros, espelho de cortesia com iluminação no para-sol para motorista e passageiro, console de teto com luzes de leitura, iluminação no porta-malas, apoio para o pé esquerdo do motorista e comando interno de abertura do tanque de combustível.
Hyundai Creta – motorização
O novo Hyundai Creta nacional vai dispor de duas opções de motorização e duas de transmissão.
As versões mais básicas do carro serão equipadas com o propulsor 1.6 litro Gamma flex de quatro cilindros, dotado de bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas variável Dual CVVT, duplo comando de válvulas DOHC, quatro válvulas por cilindro e sistema de partida a frio “e-start” sem tanque adicional de gasolina, que consegue entregar potência máxima de 130 cavalos, a 6.300 rpm, e torque de 16,5 kgfm, a 4.850 rpm, associado a uma transmissão manual ou automática sequencial, ambas de seis marchas.
Já as configurações mais caras do Hyundai Creta sairão de fábrica com o motor 2.0 litros Nu flex de quatro cilindros, com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas variável Dual CVVT, duplo comando de válvulas DOHC, quatro válvulas por cilindro e sistema de partida a frio “e-start”. Ele é capaz de desenvolver 166 cv de potência na gasolina, a 6.200 rpm, e 20,5 kgfm de torque, a 4.700 rpm. Neste caso, o câmbio é um automático sequencial de seis velocidades.
Hyundai Creta – preços
Os preços do Hyundai Creta para o mercado brasileiro ainda são uma incógnita. Mas a fabricante asiática já deixou claro quais são seus alvos com o novo modelo. O Jeep Renegade parte de R$ 73 mil e alcança os R$ 98 mil (considerando apenas as versões equipadas com motorização flex), enquanto o Honda HR-V começa em R$ 79,9 mil e pode atingir os R$ 101,4 mil.
Tendo como base esses valores, acredita-se que a versão de entrada do Creta esteja disponível nas concessionárias a partir de janeiro do ano que vem por algo em torno de R$ 75 mil. Já a variante mais cara da linha do carro, equipada com todos os equipamentos possíveis, deverá atingir os R$ 100 mil.
O Creta terá garantia de cinco anos, sem limite de quilometragem.
Hyundai Creta – mercado
Como citamos anteriormente, o novo Creta chegará ao mercado com a intenção de incomodar o HR-V e o Renegade. E ele vai conseguir? Podem apostar que sim. O segmento de crossovers compactos está em alta no mercado brasileiro e o novo modelo da Hyundai reserva uma série de bons atributos, como desenho moderno, lista de equipamentos recheada e três opções de combinação mecânica.
Portanto, caso siga os mesmos passos largos do HB20, é de se esperar que o novo Hyundai Creta se posicione numa das primeiras posições do segmento nas vendas do mercado nacional. Todavia, tudo vai depender do preço: caso as estimativas acima estejam certas, você poderá se deparar com uma quantidade significativa de exemplares do novo utilitário-esportivo pelas ruas e estradas brasileiras.
Além disso, vale lembrar que o Creta não deverá “matar” o antigo Tucson, tampouco o ix35, que seguem sendo produzidos pela Hyundai CAOA na fábrica de Anápolis (GO), juntamente com o recém-chegado New Tucson. O Hyundai Tucson segue sendo oferecido por a partir de R$ 69.990. Já o Hyundai ix35 vai continuar sendo comercializado com preço inicial de R$ 99.990.
Fonte: Notícias Automotivas